Muito confundidas, mas completamente diferentes. A trufa e o bombom talvez tenham uma única semelhança entre si: o delicioso sabor. São preparos, recheios, moldes e histórias completamente distintas. Sendo, inclusive, bastante fácil de definir o que é uma trufa e o que é um bombom, pois um detalhe em especial diferencia uma da outra.

Ao longo do texto, serão desmitificados os conceitos modernizados do que realmente é bombom e do que realmente é trufa. Pois é de suma importância entender o que é trufa, qual seu ingrediente mor e o que é bombom e seu ingrediente mor. Saber a diferença, é a principal base para o início de produção.

A história

Os bombons têm início na França, mais precisamente século XVII, e sua confecção se refere (segundo sua história) a qualquer tipo de doce ou pequena confecção. Sempre em pequeno porte. Entretanto, os principais tipos são os que evolvem chocolate. Por esse isso, bombom, em qualquer outra parte do mundo, pode ser referência a balas, por exemplo. Sendo bastante incomum para nós brasileiros.

Já as trufas originais vêm da Itália, enfurnadas, frutificando cogumelos encontrados no subterrâneo, de gosto adocicado. Porém, há também a trufa francesa (popularizada na Inglaterra) que é a mais conhecida entre todos. A trufa francesa constitui-se como uma gêmea da trufa italiana, apresentando o mesmo formato da trufa original (formato irregular), entretanto com o bom e velho chocolate sendo o ingrediente principal. A trufa francesa é enriquecida com ganache, adicionada de licor, moldada a mão e coberta de cacau em pó. Mas, então, qual a diferença entre bombom (confecção de doces de pequeno porte) e a trufa, que seria uma confecção de pequeno porte? Não percebeu? Continue a ler o próximo tópico.

Destacando as diferenças

Sendo bastante breve para não se alongar, a trufa tem um molde mais artesanal,sem as formas utilizadas para confecções dos bombons. Entretanto, há um adicional especial que caracteriza a trufa muito mais que seu molde irregular: o licor. O calor, a maturidade e o diferente. A trufa possui um sabor mais destacado pela adição de licor, sendo um produto muito mais requisitado por adultos do que o bombom, que é o xodó das crianças.

A bombom chocolateiros, de São Jose dos Campos é destaque na preparação artesanal de trufas e bombons no mercado. Priorizando as receitas originais, a bombom chocolateiro é destaque no mercado de chocolates, sendo a mais requisitada em São Paulo e Região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *